Principais coberturas do Seguro Empresarial

Se você já contratou ou tentou contratar uma apólice de seguro empresarial, com certeza se deparou com uma grande dúvida: quais coberturas do seguro empresarial devo incluir na minha apólice?


Essa dúvida é super comum e, antes de explicarmos como resolvê-la de maneira simples, é preciso entender porque é existem tantas coberturas do seguro empresarial!


O seguro empresarial é um verdadeiro canivete suíço dos seguros. Isso porque ele atende a ao segmento de mercado da empresas, ou seja, em um único produto, a seguradora precisa atender diversos tipos de negócios, desde de uma simples lanchonete, até uma complexa montadora de veículos.


Por este motivo, a maioria das seguradoras possui uma infinidade de coberturas do seguro empresarial, mas, saber quais e quando contratá-las é o segredo para ter uma apólice de seguro empresarial bem dimensionada, ou seja, que não faz com que o empresário pague a mais por coberturas que ele não irá usar, mas também não o deixa na mão em um possível sinistro.


Que tal então conhecer as principais coberturas do seguro empresarial?


Cobertura de Incêndio


A cobertura de incêndio é, com certeza, a mais contratada das coberturas do seguro empresarial, e por um motivo óbvio: essa cobertura é obrigatória para este ramo de seguro.


Isso significa que, se você contratar uma apólice de seguro empresarial, a cobertura de Incêndio, também chamada de básica, deverá constar obrigatoriamente entre as coberturas do seguro empresarial contratadas.


Mas isso não significa que, por conta da obrigatoriedade, você deve contratá-la sem qualquer critério, muito pelo contrário, a contratação errada da cobertura de incêndio pode levar a aplicação da cláusula de rateio em uma possível indenização, gerando enormes prejuízos.


Contratar uma cobertura de incêndio ampla e segura não é um bicho de sete cabeças e a dica é você levar em consideração todo o patrimônio no local de risco (imóvel segurado), suscetível a prejuízos em caso de incêndio.


Em termos práticos, para chegar a um número final, você deve considerar o valor de reconstrução do prédio mais a soma de todos bens no interior do imóvel, ou seja, as máquinas, móveis, utensílios, matéria prima e produtos acabados.


Vale lembrar que esta cobertura não se destina a cobrir exclusivamente incêndio e, na maioria das seguradoras, ainda cobre danos por raio, explosão e implosão


Cobertura de Danos Elétricos


Também entre as coberturas do Seguro Empresarial mais contratadas, a cobertura de Danos Elétricos gera muitas dúvidas na hora de incluí-la na apólice, mas vamos esclarecer as principais dúvidas e tornar muito mais fácil esta tarefa!


Antes de mais nada, esta cobertura objetiva indenizar prejuízos decorrentes de danos a equipamentos que utilizem como fonte a energia elétrica, quando esta energia, por algum motivo, causar a queima de um de seus componentes.


Os motivos pelos quais essa cobertura pode ser acionada são, por exemplo: curto-circuito, arco voltaico, sobrecarga de tensão, entre outros.


Por isso, quando for definir o valor contratado para esta cobertura a dica é imaginar qual seria o valor máximo de prejuízo caso diversas equipamentos sofressem um prejuízo ao mesmo tempo.


Consequência disso é que, empresas que possuem mais equipamentos ligados a rede elétrica devem contratar coberturas maiores que empresas que possuem menos equipamentos sob esta condição.


Fator importante também a se considerar é que esta cobertura possui um custo por real coberto maior que a cobertura de incêndio, ou seja, contratar um valor para cobrir todo o maquinário pode tornar o custo da sua apólice inviável.


Além disso, esta cobertura normalmente sofre a aplicação de uma franquia ou POS na hora da indenização o que pode inviabilizar o seu acionamento para prejuízos de pequena monta.


Cobertura de Vendaval


Também muito popular entre as coberturas do seguro empresarial, a cobertura de vendaval gera uma dúvida muito comum em que as contrata: mas afinal, o que é um vendaval?


Bom, pode parecer que não, mas um vendaval tem uma forma muito precisa de ser identificado: são ventos acima de 15m/s e, para comprovar que esta velocidade foi ultrapassada, basta solicitar um relatório para agências de meteorologia, como, pro exemplo, a climatempo.


Esta definição consta na maioria das condições gerais que ditam as regras da sua apólice de seguro empresarial e danos ocasionados durante um vendaval estarão cobertos, desde que não configurem uma das exclusões específicas de cada seguradora.


Além do vendaval, outros eventos também estão amparados por esta cobertura como, por exemplo, os tufões, tornados e ciclones. Também podem estar amparados danos causados por granizo e impacto de veículos mas é preciso verificar, pois nem todas as seguradoras também incluem estes eventos na cobertura de Vendaval.


Para contratar o valor ideal na cobertura de vendaval, faça um levantamento do valor necessário para reconstrução, total ou parcial da estrutura de cobertura do seu imóvel e, leve em conta que algumas máquina e equipamentos também podem sofrer prejuízos.


Cobertura de Roubo de Bens


Disputando o posto de uma das coberturas do Seguro Empresarial mais procurada pelas empresas, a cobertura de Roubo de Bens, tem alguns detalhes importantes que devem ser levados em conta na hora da contratação.


O primeiro deles é que, dependendo da seguradora, esta cobertura pode ser identifica como Subtração de Bens, Roubo e Furto de Bens, entre outros, mas, simplificando, a maioria delas visa cobrir o roubo e furto qualificado de bens, sendo:


Roubo: subtração de bens com o uso de violência e na presença do possuidor, por exemplo, assalto com arma de fogo.


Furto Qualificado: subtração de bem sem a presença do possuidor porém com o rompimento de um obstáculo, por exemplo, arrombamento.


É importante frisar que as definições acima são simplificadas, e devem ser respeitadas as definições das condições gerais!


A verdade é que o seguro empresarial tem uma infinidade de coberturas e, na hora de contratar, o que vale é consultar uma corretora especializada neste ramo, com experiência e conhecimento para oferecer as coberturas necessárias para o seu negócio.


Para conhecer melhor como nós, da Alfatec Corretora de Seguros trabalhamos com seguro empresarial, acesse nosso site e veja os depoimentos de nossos clientes.

© 2017 por Alfatec Seguros