Descomplicando o Seguro Empresarial

Atualizado: Abr 8

Você já se sentiu um pouco confuso na hora de contratar um seguro empresarial?


Pois é, a maioria das pessoas que já passaram pela experiência de contratar uma apólice deste ramo também já se sentiram assim.


A boa notícia é que, embora um pouco diferente dos outros ramos, o seguro empresarial não é um bicho de sete cabeças e com algumas dicas simples você se sentira muito mais tranquilo na hora de proteger o seu negócio.


Então vamos lá!


1. Porque você está contratando um seguro empresarial?


Antes de efetivamente contratar o seu seguro empresarial, pare e reflita porque você precisa desta proteção.


Os motivos são inúmeros e contar com um seguro empresarial é mais do que necessário para qualquer negócio, mas não significa também que, em algum momento, o empresário não se veja tentado a sacrificar essa proteção em troca de investir em outras áreas da empresa.


Por exemplo, uma empresa que será inaugurada em breve e não possui capital disponível para proteger as instalações da empresa com de um seguro empresarial completo e comprar a matéria prima para produção ao mesmo tempo, talvez exija que o empresário opte pelo principal objetivo de toda empresa: produzir para vender, deixando de lado, neste momento, o seguro empresarial.


Um dos motivos mais comuns quando se contrata um seguro empresarial se relaciona com a exigência do proprietário do imóvel no contrato de locação, onde o seguro empresarial é chamado de seguro incêndio ou seguro predial e fica a cargo da imobiliária do imóvel garantir que o inquilino apresente a apólice.


Depois que você identificar o motivo pelo qual você precisa de um seguro empresarial, informe este motivo ao seu corretor de seguros e ele poderá te ajudar a dimensionar uma apólice que efetivamente garanta a cobertura para os riscos necessários.


2. Nem mais nem menos, o seguro empresarial deve amparar o necessário!


Agora que você já sabe o seu objetivo ao contratar uma apólice de seguro empresarial fica mais fácil escolher exatamente o que contratar nesta sua apólice.


Essa dúvida sobre o que exatamente contratar é muito comum pois o seguro empresarial é praticamente o canivete suíço dos seguros, podendo amparar tantas situações que fica praticamente impossível definir o que contratar ou não sem um auxílio especializado.


Desde as coberturas mais básicas como Incêndio e Roubo, até coberturas mais complexas e específicas como Despesas Fixas e Responsabilidade Civil, o seguro empresarial é uma ótima proteção ao seu negócio e deve ser encarado como um investimento no seu negócio, ou seja, você deve ter em mente que toda cobertura contratada poderá ser utilizada em um futuro prejuízo.


Dimensionar uma boa apólice de seguro empresarial não é uma tarefa fácil mas existem métodos eficientes para isso e, nós, da Alfatec Seguros temos experiência de mais de 30 anos auxiliando nossos clientes nessa escolha.




3. Confiança e experiência são fundamentais ao escolher sua corretora e seguradora no seguro empresarial


Por último, uma vez que você já sabe o motivo pelo qual você está contratando sua apólice de seguro empresarial e sabe o que exatamente você precisa contratar, lembre-se que a escolha da sua seguradora e da sua corretora pode ter um impacto enorme no decorrer da sua apólice e, principalmente, quando você precisar usá-la para se ressarcir de um prejuízo.


Todos sabemos que o mercado de seguros é um ramo bem desenvolvido no Brasil e que não faltam opções, tanto de seguradoras como de corretoras de seguros. porém é exatamente por este grande desenvolvimento do mercado de seguros que existem um número sem fim de tipos de seguros.


Além dos mais popular de todos os seguros, o de Automóvel, existem seguros de vida, saúde, transporte de cargas, responsabilidade civil e tantos outros nos quais as seguradoras e corretora atuam.


Por isso, na hora de contratar seu seguro empresarial, busque sempre por uma corretora de seguros especializada no ramo de seguro empresarial!


A lógica deste raciocínio é muito similar de quando buscamos um médico: se você sente uma dor no tornozelo, não vai se consultar com um cardiologista certo?


Para contratar sua apólice de seguro empresarial, procure saber se a corretora de seguros escolhida atua com seguro empresarial, há quanto tempo ela atua com seguro empresarial e, principalmente, se ela já passou por algum processo de sinistro, ou seja, se ela já acompanhou seu cliente quando foi necessário solicitar uma indenização para a seguradora especificamente no ramo de seguro empresarial.


É muito comum que os empresários busquem seu corretor de confiança na hora de contratar uma apólice de seguro empresarial, mas normalmente, este corretor tem uma enorme experiência em seguro de automóvel, e pouca, ou nenhuma, em seguro empresarial.


O risco de se contratar uma apólice de seguro empresarial através de um corretor não especializado é maior ainda quando comparamos os valores de cobertura das apólices.


Quando falamos de um seguro de automóvel, poucas vezes a cobertura irá ultrapassar a marca dos R$ 150.000,00, já quando falamos de um seguro empresarial, esta marca é facilmente multiplicada por 10, chegando a R$ 1.500.000,00!


Por este e os demais motivos mencionados acima, antes de contratar sua apólice de seguros empresarial, procure uma corretora que poderá te auxiliar em todo o processo, seja na contratação, seja na indenização, com a experiência de quem já passou por estas etapas inúmeras vezes e sabe exatamente como proteger a sua empresa de maneira eficaz e na medida certa.


Se quiser conhecer melhor como nós, da Alfatec Corretora de Seguros trabalhamos com seguro empresarial, acesse nosso site e veja os depoimentos de nossos clientes.


© 2017 por Alfatec Seguros